Clínica OstteoBell

    MENU
  • Main Menu

Teste de Intolerância Alimentar

Nem todos os alimentos por mais importantes e saudáveis que pareçam, são benéficos à saúde do ser humano.

É do conhecimento comum, de que os alimentos são fontes de vida e prazer, no entanto há alguns que podem causar reacções adversas ao organismo.
Geralmente a intolerância alimentar não põe a vida em risco, mas pode causar um mal estar terrível!!!
A não ser que se faça um teste de intolerância alimentar, é muito difícil detectar o alimento “agressor”, uma vez que só após umas longas horas, ou mesmo alguns dias, é que podem surgir sintomas provocados por esse alimento.
Para manter uma vida normal e saudável, os portadores de intolerância alimentar, precisam alterar os seus hábitos alimentares, evitando ou mesmo eliminando do seu cardápio diário, os alimentos aos quais o seu organismo reage.
Por vezes uma intolerância alimentar é confundida com alergia, mas são bem diferentes…

Qual a diferença entre alergia e intolerância alimentar?
  • Na alergia alimentar há uma reacção causa-efeito muito rápida, de forma que a reacção alérgica se manifesta de imediato ou volvidas poucas horas. Neste caso o alergéno – em geral uma proteína específica do alimento é capaz de desencadear uma reacção alérgica, cujas manifestações clínicas podem variar desde uma sensação de formigueiro na boca, dores abdominais, diarreia, dificuldade em respirar, erupções na pele, urticária, vómitos, inchaço (angioedema) da língua e/ou lábios, hipotensão, perda de consciência ou mesmo óbito (morte).
  • A alergia é um processo imunológico complexo imediato por IgE (imunoglobulinas E) específicas frente à proteína do alimento.

A intolerância alimentar é uma reacção adversa á comida mas que não envolve o sistema imunológico

Como saber se está a sofrer de Intolerância Alimentar?

Grande parte das pessoas que sofrem de Intolerância Alimentar, queixam-se frequentemente de letargia (apatia, sono, desânimo, preguiça, etc), e um mal estar geral.

Os sintomas de Intolerância Alimentar, geralmente persistem por longos anos. Há muitas pessoas que ao sentirem que algo se passa com o seu organismo, recorrem a uma consulta médica. São-lhe requisitados imensos exames de diagnóstico os quais se tornam infrutíferos, pois nada revelam.O desânimo aumenta, os sintomas persistem e o seu problema não é resolvido, pois muitas vezes são ignorados e rotulados de “problemas da mente”.

A Intolerância Alimentar pode provocar uma grande variedade de sintomas, tais como:

  • Enxaqueca
  • Insónia
  • Problemas de pele
  • Má absorção
  • Retenção de líquidos
  • Doença celíaca
  • Síndrome de fadiga crónica
  • Síndrome do cólon irritável
  • Obstipação
  • Diarreia
  • Fibrose cística
  • Enurese nocturna
  • Hiperactividade
  • Colite
  • Distúrbios do sono
  • Prurido (comichão)
  • Falta de ar


Saber que se é intolerante a qualquer alimento, é cada vez mais fundamental, uma vez que assim é possível elaborar um plano alimentar personalizado, tanto na abordagem das doenças crónicas, como no tratamento da obesidade.

Tendo em conta que no grupo das patologias descritas, se observaram melhorias muitos significativas, com a supressão do ou dos alimentos “agressores” é pois uma decisão importante fazer um Teste de Intolerância Alimentar.

Que tipo de Teste de Intolerância Alimentar é utilizado na Clínica OstteoBell?

O Teste de Intolerância Alimentar com que a Clínica OstteoBell trabalha, foi desenvolvido pela Cambridge Nutritional Sciences (CNS) em 1994.

Cambridge Nutritional Sciences, foi o primeiro laboratório no Reino Unido a produzir um teste ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay), para avaliar a resposta dos anticorpos IgG (imunoglobulinas G) aos alimentos.

Até muito recentemente, a única maneira de fazer um teste deste tipo, só era possível enviando a amostra de sangue para os laboratórios em Inglaterra.
Esse sangue era transportado num kit normal, chegando alguns dias depois ao seu destino, onde a qualidade de sua conservação deixava muito a desejar, pois nunca se sabia em que condições esse sangue chegava.

Assim a Cambridge Nutritional Sciences desenvolveu um Teste ELISA, cujo kit contem todos os reagentes necessários à execução do teste, e que pode ser usado com total segurança e fiabilidade, por profissionais de saúde doutros países.
O facto de se utilizar sangue fresco para a execução do teste, dá-nos total confiança nos seus resultados, uma vez que o sangue não está sujeito a uma longa viagem e aos riscos que isso implica.

Além disso o tempo de espera dos resultados é bem menor, pois ao invés de esperar, em alguns casos, durante longas semanas, poderá receber-se o resultado a partir do dia seguinte à colheita do sangue.

O Teste ELISA aplicado no Clinica OstteoBell, identifica anticorpos a 59 alimentos comuns, precisando para isso apenas de uma pequena amostra de sangue fresco, recolhido a partir de uma simples picada num dedo.
Essa colheita de sangue pode ser feita a qualquer hora do dia, não precisando de estar em jejum.


Marque já, o seu Teste de Intolerância Alimentar

Descubra todos os benefícios que a Clínica OstteoBell lhe pode proporcionar!


Marcações

Faça já o seu agendamento!

Emagrecimento

Conheça o nosso método único e inovador,onde emagrece sem ter que passar fome ou contar calorias.

Facilidades de Pagamento

OstteoBell Stern dispõe de diversas formas de pagamento.